sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ofurô

Atigamente no Brasil a prática do Ofurô era considerada exótica assim comooutras terapias originadas no Oriente. Hoje são vistas como aliadas da alopatia na cura e prevenção de doenças auxiliando na melhora da qualidade de vida.
O efeito do banho depende da ação da temperatura da água na pele. Como o nosso organismo é composto de 70% de água, ao entrarmos em uma banheira de ofurô, por mecanismo de transmissão térmica, há um aquecimento em nosso corpo, que acelera o coração e provoca uma vasodilatação, conseqüentemente o aumento do fluxo sanguíneo o que melhora a oxigenação das células, aumenta os movimentos respiratórios e provoca transpiração, liberando do corpo toxinas. A água aquecida circula pelo nosso corpo ativando funções de maneira geral e em particular os rins, promovendo a desintoxicação. Por outro lado, a água quente desidrata a pele, porque acontece um aumento dos espaços entre a camada córnea, por dilatação, por este motivo o banho não excede o tempo de 20 minutos sendo contra indicado para portadores de doenças cardíacas e hipertensão.
É muito comum a água estar aquecida à 36ºC, assim proporciona bem-estar, alivia o cansaço físico e dores corporais, reduz o stress e ansiedade. Mas também existem os banhos com a água fria que estimula o metabolismo diminui a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade.
Os banhos podem ter suas propriedades terapêuticas potencializadas adicionando-se determinadas substâncias à água: essências, flores, frutas, leite, ervas, etc..

Existem ofurôs de vários formatos e materiais porém, o ideal é que se tenha o mínimo de 60cm de profundidade para q a coluna fique totalmente submersa deixando o corpo em posiçãofetal reportando o usuário ao útero materno.


Os bebês também podem usufurir dessa maravilha! O banho relaxa, ativa a circulação e estimula o desenvolvimento neuropsicomotor, responsável pelo sistema nervoso, aspecto psicológico e coordenação motora.
O banho é contra indicado para bebês com hipotensão arterial, ou seja, pressão baixa.
Em Ofurô feito no tamanho ideal para bebês, é realizado o banho de imersão com água na temperatura basal do corpo (36ºC) tem duração média de 20 minutos e podem ser usados em qualquer idade incusive recém nascidos que ja contam com esse serviço oferecidos em algumas maternidades.
A sensação de prazer é visível e eles permanecem tranqüilos e relaxados. O banho acalma e é recomendado nos dias que estão mais agitados.

UM POUCO DA HISTÓRIA

No século XII, por exemplo, quando os Monges Zen construíram seus Monastérios, uma sala de meditação com um ofurô anexo foi um dos primeiros ambientes construídos - antes mesmo da finalização do prédio principal. Os antigos Samurais também usavam o banho de imersão para fazer um ritual de purificação mental, o que os ajudava a manter o autocontrole necessário durante os combates mortais. Para poder transportar para ambientes internos essa experiência divina, o homem criou o ofurô (banheira).O ofurô é uma tradicional tina feita de madeira de hinoki (cipreste japonês), que é considerada ideal para ser usada em banheiro devido sua alta resistência à umidade, capacidade de eliminar odores e pelas propriedades antibacterianas, no Brasil é feito de cedro rosa devido à abundância do produto ou de Freijó (madeira naval) q mantém as mesmas características do cedro rosa. Sua confecção é totalmente artesanal. Hoje o ofurô é produzido em cedro com perfeito encaixe da madeira lixada e polida, resultando numa textura natural e agradável ao contato.Originalmente os banhos de ofurô eram feitos em família, por isso antes de adentrar a tina a pessoa se lavava para eliminar fragmentos de pele (células mortas) e enxaguavam-se completamente, depois é que entravam na tina que continha água quente deliciosamente perfumada, quando então as preocupações do dia eram acalmadas. A água era aquecida gradualmente até 45º sobre o fogo alimentado por carvão.



Na tradição japonesa o banho, antes de ser uma necessidade higiênica, era um ritual de purificação espiritual.
ALGUMAS RECEITAS
As ervas, essências ou óleos essenciais são encontrados em farmácias ou em casas de produtos naturais. Faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho ou acrescente 5 à 7 gotas do óleo essencial ou essência.
Deve- se ter cuidados especiais às pessoas que apresentam alergias às substâncias acrescentadas na àgua do banho. Os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele podendo causar queimaduras graves, o melhor é que seja orientado por um profissional capacitado a preparar banhos com essas substâncias.
  • CHOCOLATE: rico em vitaminas B1 e B2, importantes para o crescimento e fortalecimento dos tecidos, o banho achocolatado é recomendado para peles secas, mistas e normais.
  • TANGERINA: da energia, para quem sofre de depressão ou anda mal humorado. Indicado para todos os tipos de pele, ainda trata a celulite e estimula a circulação.
  • SAQUÊ: elimina toxinas, estimula a circulação e alivia dores musculares. Deixa a pele suave e macia, além de brilhante.
  • GENGIBRA COM CANELA: revigorante, afrodisíaco, elimina negatividades e atrai sorte!
  • CERVEJA: amacia todos os tipos de pele, além de regenerar os tecidos.
  • CAMOMILA - Os resultados desse banho você nota imediatamente, pois ele dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa em sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e brilhantes.
  • HORTELÃ - Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.
  • ORÉGANO - Você conhece mais como tempero, mas ele também é ótimo para banhos. Indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.
  • ALFAZEMA - O banho de alfazema tem uma grande vantagem, pois você já sai dele suavemente perfumada. Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce.
  • SÁLVIA - Erva de efeito antiinflamatório , que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.
  • FLOR DE LARANJEIRA - O banho com esta erva dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
  • MELISSA - Também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.
Agora que você ja conhece um pouco dos benefícios do Ofurô é só aproveitar!







2 comentários:

Edgard Shigenaga disse...

Adriana querida, o artigo é muito bom!!!
Como descendente de japonês, já conhecia desde criança o ofurô, mas eu desconhecia os dados históricos mencionados no texto. Parabéns!
Bjs.

Unknown disse...

Parabéns pelo post! Abraço e um ótimo fds